Capacitação do Programa Garantia Safra

Juru sediou mais uma reunião do ciclo de Capacitação do Programa Garantia Safra para verificação de perdas da safra 2018/2019, realizada pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, por meio da Coordenação Estadual do Garantia Safra.

A capacitação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, na Câmara Municipal de Juru, e cortou com a participação do Secretário Municipal de agricultura, José Jaílson, da Vereadora Solange, dos extensionistas da Empaer/Juru, Josemilton G. Matos e Marcelo F. Pires e do gerente regional da Empaer, Hermes Maia, além de Secretários e autoridades dos municípios que fazem parte do Território do Território da Serra do Teixeira.

Na ocasião, a coordenação estadual do programa capacitou técnicos e vistoriadores convocados pelas gestões de cada município, auxiliando no monitoramento de perdas nas lavouras de agricultores paraibanos. O Garantia Safra é um benefício destinado a agricultores que tiverem, no mínimo, 50% da perda das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão e, para receber o valor, é preciso atestar esse prejuízo com uma série de laudos e atestados.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com clima majoritariamente semiárido, que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.